Inscrição CNH Social: veja como tirar uma CNH Gratuita

A CNH Social é um programa social que foi criado em 2011 e que tem ajudado muita gente a conseguir tirar a carteira de motorista sem precisar pagar nada por isso. Descubra como é possível fazer a inscrição na CNH Social para participar do processo seletivo.

O foco do programa é auxiliar as pessoas a tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação Social) de forma gratuita, ao passo que elas podem também realizar a renovação da CNH, mudar de categoria ou atribuir uma nova categoria. Até mesmo a inscrição da CNH Social é gratuita.

A parceria da CNH Social inclui o governo federal, o SEST/SENAT e os Detran de cada estado participante e a inscrição da CNH Social é o 1º passo para quem quer ter a chance de triar a carteira de motorista de graça.

CNH Social – Inscrição

Você poderá se inscrever na CNH Social se cumprir os requisitos do programa e se nunca tiver cometido infrações de trânsito. Sendo que também podem solicitar o pedido pessoas que trabalham no setor de transportes.

A inscrição na CNH Social deve ser feita pela internet, sendo que é totalmente imprescindível verificar se o seu estado está participando do programa, isso porque o programa é do governo federal com o SEST/SENAT e tem autorização do Detran.

Para facilitar o acesso a informação, separamos quais os estados participantes do programa CNH Social: Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Maranhão e São Paulo.

Agora, também é importante considerar que cada estado tem os seus próprios requisitos para selecionar os participantes da CNH Social. Sendo que em alguns casos, a inscrição no CNH Social depende até mesmo do cadastro ativo no Bolsa Família.

CNH Social – Documentos

A inscrição no CNH Social é simples mesmo que cada Detran possa requerer alguns requisitos diferenciados. Tudo deve ser feito de forma online e as informações serão informadas em um formulário de inscrição, onde é preciso incluir até mesmo o tipo de habilitação (A, B ou AB).

Entre os documentos listados como necessários pelo site do SEST/SENAT estão: carteira de identidade, comprovante de endereço e comprovante de renda. Assim, o comprovante de endereço pode ser uma conta de luz, de água ou de telefone.

Inscrição CNH Social: veja como tirar uma CNH Gratuita

CNH Social – Requisitos

Apesar de ser um programa social ofertado a todos os brasileiros, para fazer a inscrição na CNH Social é preciso estar dentro de alguns requisitos exigidos pelo programa, considerando que acontece um processo de seleção para as pessoas de baixa renda.

A inscrição no CNH Social só é permitida para aqueles que não têm, comprovadamente, condições financeiras de custearem o procedimento de tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Ao passo que para se inscrever na CNH Social é preciso receber no máximo até 2 salários mínimos por família, estar desempregado há mais de 1 ano, nunca ter sido registrado, ser beneficiário de programas sociais, ser aluno da rede pública com boas notas…

Ou você também pode ser um portador de necessidades especiais, pequeno agricultor rural ou ex-presidiário para ter condições reais de solicitar a sua inscrição na CNH Social. Observe que apenas 1 desses itens já é requisito cumprido para participar do programa.

Da redação