Cadastro Bolsa Família – saiba quem tem direito

O cadastramento no programa é um dos pré-requisitos para receber os recursos do governo. Mas, na hora de fazer o cadastro é preciso ter direito ao Bolsa Família. E você sabe quem tem direito ao Bolsa Família e pode se cadastrar no programa do governo federal?

O benefício do Bolsa Família é pago mensalmente às famílias selecionadas e tem o intuito de auxiliar na sobrevivência e na melhoria da qualidade de vida. Por isso, é muito importante entender quem tem direito ao Bolsa Família para depois fazer o cadastro.

Bolsa Família – para quem é

O Bolsa Família é um programa social voltado para as famílias de baixa renda porque o governo considera que essas famílias não tem condições reais suficientes para conseguir sobreviver e se desenvolver.

Portanto, tem direito ao Bolsa Família essas famílias de baixa renda, já que o programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e dar chance de sobrevivência as essas pessoas em busca de uma vida melhor e mais digna.

Além dos recursos financeiros em forma de auxílio, o programa também dá acesso a serviços básicos, como a educação e a saúde, sendo que o foco do programa é o de tirar as famílias dessas situações de carência.

Quem tem direito Bolsa Família

As famílias que têm direito ao Bolsa Família são aquelas que são consideradas em estado de pobreza e extrema pobreza, isto é, que tenham renda per capita de até R$ 170 e R$ 85 respectivamente.

Portanto, apenas se você tiver nessa categoria poderá fazer o cadastro no Bolsa Família. E não é só isso: famílias que são compostas por crianças e/ou adolescentes com idade de até 17 anos e que estão na escola também tem direito ao Bolsa Família.

Já as famílias que têm gestantes também tem direito Bolsa Família. E vale lembrar que todas essas condições precisam ser respeitadas e comprovadas com o preenchimento de formulários que são divulgados pelas prefeituras de cada cidade.

Na prática, toda família que está em extrema pobreza tem direito ao Bolsa Família enquanto que as famílias pobres precisam ter crianças, adolescentes ou gestantes nas suas composições para ter direito ao benefício.

Cadastro Bolsa Família – saiba quem tem direito

Requisitos para o Bolsa Família

Agora que você já sabe quem tem direito ao Bolsa Família, você também precisa considerar quais são os requisitos obrigatórios e necessários para fazer o cadastro no Bolsa Família.

Conforme as regras do programa, devemos considerar que as pessoas que tem direito ao Bolsa Família devem saber que as crianças precisam ter frequência na escola de 85% ou mais e para os adolescentes, o número é de, pelo menos, 75%.

As carteiras de vacinação de todos os integrantes devem estar em dia, as crianças de até 7 anos devem ter acompanhamento médico, as gestantes devem fazer o pré-natal e as mamães que amamentam devem passar pelo acompanhamento médico também.

Ah, outro requisito para ter direito ao Bolsa Família é que as crianças ou adolescentes integrantes do grupo familiar devem estar fora do trabalho infantil.

Da redação