Solicitar Cartão Bolsa Família para receber o pagamento

O Cartão do Bolsa Família está disponível para todos os beneficiários do programa e é um item importante para quem vai receber o pagamento do programa e também para ter acesso às informações. Descubra como solicitar o cartão Bolsa Família.

E considere que também é importante solicitar a 2ª via do cartão Bolsa Família em caso de perda ou roubo, já que ele facilita o acesso a serviços sociais e, inclusive, pode ser usado para receber o pagamento do Bolsa Família.

Cartão Bolsa Família – o que é

O Cartão Bolsa Família é um documento oficial que representa cada família beneficiária do programa e que tem 13 dígitos, sendo que os 11 primeiros correspondem ao número do NIS (Número de Integração Social).

Antes de solicitar o Cartão Bolsa Família saiba que nele também consta o nome completo do responsável pela família, que é quem fez o cadastro no Bolsa Família. E o prazo de recebimento dele após o cadastro é de até 45 dias.

Agora, após solicitar o Cartão Bolsa Família, caso não o tenha recebido, mas precise realizar o saque dos recursos, considere que o pagamento também pode ser recebido a partir de outros documentos oficiais sociais, como o Cartão Cidadão.

Solicitar Cartão Bolsa Família

Solicitar o Cartão Bolsa Família é muito simples, sendo que isso vai acontecer automaticamente após o cadastro que é feito no programa, que vai acontecer sucessivamente ao cadastro no que é chamado de CadÚnico (Cadastro Único).

O CadÚnico é uma forma que o governo tem de inserir e selecionar as famílias em situações de pobreza ou extrema pobreza em programas sociais, como o Bolsa Família. Então, é simples: após a aprovação no cadastro Bolsa Família, a família recebe o cartão.

Logo após o benefício ser concedido, a Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pela gestão dos recursos, encaminha para a residência cadastrada o cartão via Correios.

Também é importante considerar que é possível solicitar a 2ª via do Cartão Bolsa Família através da visita presencial à uma das agências da Caixa ou mesmo por telefone, no SAC da Caixa, no 0800-726-0207.

Solicitar Cartão Bolsa Família para receber o pagamento

Direito ao Cartão Bolsa Família

Todas as famílias que têm direito ao Bolsa Família também têm direito ao cartão do Bolsa Família. Isso quer dizer que se enquadram no grupo as famílias em situação de extrema pobreza, com renda individual de até R$ 85 mensal.

Já as famílias pobres também têm direito ao Cartão Bolsa Família no caso de terem no conjunto familiar crianças, adolescentes e gestantes. E as famílias pobres são aquelas que tem renda per capita mensal de até R$ 170.

Ah, e logo após receber o Cartão Bolsa Família, considere que é preciso cadastrar a senha do Cartão Bolsa Família, que pode ser feito presencialmente com a apresentação de alguns documentos pessoais: identificação com foto e o cartão Bolsa Família.

Outra forma de cadastrar a senha do Cartão Bolsa Família é através do 0800-726-0207. Sendo que os próximos passos são: digitar 5, depois 2, ter os documentos em mãos (CPF, RG e NIS) e se dirigir até uma agência para confirmar os dados e a senha gerada.

Da redação