Número do PIS – 5 maneiras de consultar

Consultar o número do PIS pode ser importante por vários motivos: saber o saldo do pagamento do PIS, consultar o calendário do PIS, saber quem tem direito ao PIS, realizar o saque de benefícios sociais, como o abono salarial.

Mas, você sabe como pode consultar o número do PIS? Existem várias maneiras de conseguir fazer isso, inclusive, algumas online, ao passo que você nem precisa sair de casa para buscar essa informação.

O número do PIS

O número do PIS é cedido aos trabalhadores a partir do momento em que eles começam a receber salários pelos sérvios prestados as empresas privadas, de forma fixa e assalariada, isto é, com carteira de trabalho.

Dessa forma, todo mundo que já trabalhou com carteira assinada tem um número do PIS, mesmo que não saiba qual é ele. Aliás, mesmo que você mude de carteira de trabalho, o seu número do PIS continuará sendo o mesmo.

O PIS é um conjunto de benefícios sociais que é pago aos trabalhadores e saber o número do PIS é importante para conseguir ter as informações sobre o programa, como a consulta do saldo do PIS e até mesmo o calendário do PIS.

Para realizar o saque do PIS, assim como do seguro desemprego, FGTS e outros programas sociais será necessário você saber o seu número do PIS. Por isso, veja como conseguir descobrir isso.

 Consultar o número do PIS

Agora você vai descobrir várias maneiras de consultar o número do PIS, sendo que todas elas são acessíveis aos trabalhadores de empresas privadas. E caso você não tenha o Cartão Cidadão, pode ver a Carteira de Trabalho, entre outras fontes.

1 – Cartão Cidadão

A 1ª maneira de consultar o número do PIS é através do Cartão Cidadão. O número fica destacado na frente do Cartão e é bastante acessível, sendo essa a forma mais simples de consultar o número do PIS.

2 – Carteira de Trabalho

Para quem tem uma Carteira de Trabalho nova, saiba que o número do PIS fica destacado na 1ª página do seu documento profissional. Ele possui 11 dígitos decimais e fica exatamente no campo PIS/PASEP.

3 – Telefone

Outra maneira de consultar o número do PIS é através do contato telefônico, que pode acontecer no 135 – opção 5. Um atendente pode atualizar os seus dados cadastrais e enviar o seu número do PIS. Na Caixa também é possível consultar o número do PIS (0800-726-0207).

4 – Recursos Humanos

Se você tem direito ao PIS é porque trabalha para uma empresa privada. Portanto, a área de recursos humanos da empresa também é uma forma de consultar o número do PIS, sendo que a informação é gratuita e vai depender da disposição da empresa.

5 – Consulta Online

A última maneira que vamos citar aqui para quem está buscando formas de consultar o número do PIS é através da internet. Existem sites e plataformas que tornam possível a consulta online do número do PIS.

Um desses sites é o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, sendo que para conseguir a consulta do PIS é preciso fornecer o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o número do CPF.

Da redação