Todo família que tem direito aos programas sociais do governo federal e querem receber os benefícios devem estar cadastradas no Cadastro Único. Mas, você sabe como fazer a inscrição no Bolsa Família?
O cadastro no Bolsa Família é simples e pode ser feito a qualquer momento, já que não existe um prazo certo para o cadastramento, que é um dos passos para a participação no programa. Saiba como fazer a inscrição no Bolsa Família.
E descubra também quais são as etapas para o cadastro no Bolsa Família, considerando os documentos necessários e os dados cadastrais, por exemplo.
Documentos Inscrição Bolsa Família
Para fazer a inscrição no Bolsa Família é preciso apresentar alguns documentos pessoais, que serão usados para a comprovação do cadastro e dos dados de cada família, a fim de que o governo possa organizar os seus programas sociais.
Entre esses documentos para cadastro Bolsa Família estão: Documento de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Fatura da Conta de Luz e o Comprovante de Renda.
Já para os filhos e dependentes, a inscrição no Bolsa Família vai ser possível através do envio de documentos como o de Identidade Pessoal ou a Certidão de Nascimento, além do atestado da Frequência Escolar.
Inscrição no Bolsa Família
Agora que você sabe quais são os documentos exigidos para a inscrição no Bolsa Família, considere que o cadastro é apenas uma parte do processo seletivo e você ainda dependerá da aprovação do governo para receber os benefícios.
A inscrição no Bolsa Família deve se iniciar na página de Serviços Sociais do site da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela gestão dos recursos desse programa social.
Na página da Caixa é preciso enviar o endereço de e-mail, criar uma senha de acesso e se inscrever. Mas, lembre-se que esse é apenas uma das etapas da inscrição no Bolsa Família, já que posterior a isso é preciso procurar a prefeitura da sua cidade.
Geralmente, a inscrição no Bolsa Família só fica completa após o contato do CRAs (Centros de Referência Assistencial), que são os responsáveis regionais pelo cadastro no programa.
Após a inscrição Bolsa Família
Se você seguiu os passos acima, deve saber que a inscrição no programa Bolsa Família não garante o recebimento dos benefícios do programa. Isso porque é preciso aguardar o processo seletivo que é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Apenas para você entender o processo, considere que após a inscrição Bolsa Família, os dados são enviados ao ministério que analisa as informações e leva em conta a aprovação (ou não) da família no programa.
Para saber se você foi selecionado, considere que irá receber um comunicado do governo com o seu número de inscrição do Bolsa Família. E junto com ele receberá o Cartão Magnético do Bolsa Família, que possibilita o recebimento do pagamento do benefício.
Por isso, a última recomendação aqui é manter os dados sempre atualizados porque mesmo que a sua família não tenha sido selecionado agora isso pode acontecer nas próximas seleções do Ministério.
Da redação