Saiba Como Consultar Cotas do PIS

Em junho deste ano, o governo federal liberou o saque das Cotas do PIS para quem tem direito ao benéfico. E a partir disso, surgiram muitas dúvidas sobre o valor e o pagamento. Por isso, é importante consultar as cotas do PIS.

E o lado bom é que consultar as cotas do PIS é um processo simples, que pode ser feito online em alguns passos. A consulta é importante para você saber todas as informações sobre o PIS, até mesmo para saber o calendário do PIS.

Cotas do PIS – o que é isso

A Lei 7.859/1989 instituiu que o abono salarial é um direito de todo trabalhador que tem saldo de cotas do PIS, que será pago juntamente com os rendimentos das suas contas individuais.

Com isso, o trabalhador que tem direito ao pagamento do PIS e que tem rendimentos do PIS (que são as Cotas do PIS) igual ou inferior ao valor de 1 salário mínimo vai poder receber o valo correspondente.

É por isso que quem já sacou o saldo de cotas do PIS podem receber outras parcelas, devido as decorrências que já aconteceram entre os anos de 1971 e 1988.

Consultar as Cotas do PIS é importante porque os rendimentos que são disponibilizados anualmente, quando não são sacados durante o Calendário do PIS, passam a ser incorporados ao saldo de Cotas do Trabalhador.

O valor das Cotas do PIS

Para saber o valor das Cotas do PIS é preciso fazer um calculo, na qual se aplica o percentual correspondente à distribuição de Reserva para Ajuste de Cotas. Depois, aplica-se o percentual correspondente a Atualização Monetária.

A última conta é a aplicação de 3% de juros e do RLA (Resultado Líquido Adicional), quando houver. O valor dos juros e mais o RLA vai corresponder aos rendimentos que são disponibilizados aos beneficiários do PIS.

Consultar as Cotas do PIS

O jeito mais cômodo e simples de consultar as Cotas do PIS é através do aplicativo Caixa Trabalhador, que é da Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento do PIS em todo o Brasil.

O app pode ser baixado gratuitamente em celulares Android e iOS, sendo que fornece várias informações importantes sobre o PIS, como o calendário do PIS, direito ao PIS, extrato do PIS e, inclusive, as cotas do PIS.

Essa consulta das Cotas do PIS também é importante para saber se você já pode ter acesso aos recursos, já que eles costumam acontecer em casos especiais, como na aposentadoria, em alguns tipos de doenças, idade superior aos 60 anos, entre outras ocasiões.

Mas, o governo federal também pode liberar o saque das cotas do PIS para movimentar a economia, por exemplo. Por isso, consultar o saldo do PIS é tão importante para saber a atual situação que está valendo.

Como aconteceu recentemente, quando em 13 de junho de 2018, o governo liberou o beneficio para os participantes das cotas do PIS.

Saiba Como Consultar Cotas do PIS

Direito as Cotas do PIS

Muito tem se falado sobre o pagamento das Cotas do PIS, mas você sabe quem tem direito a esse benefício? É simples: todo mundo que foi cadastrado no Fundo PIS/PASEP até o dia 4 de outubro de 1988.

De lá para cá, o valor ficou depositado e hoje é chamado de rendimentos do PIS e vai ter direito ao pagamento das Cotas do PIS quem ainda não sacou os recursos na conta individual das participações.

Da redação