Cartão SUS – saiba como solicitar a 2ª via

O Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) é um documento oficial de cada paciente do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que você deve ter um para ter acesso à todos os serviços de saúde públicos, como o atendimento, consultas, remédios.

O lado bom é que hoje em dia é possível solicitar o cartão do SUS de forma simples, como pela internet. E, além disso, você pode solicitar a 2ª via do cartão pela internet também, sendo que você mesmo pode imprimir o documento.

Cartão SUS – saiba como solicitar a 2ª via

A novidade é o Aplicativo digiSUS, que permite as informações de saúde pública de casa paciente na palma da mão, sendo que ele pode ser baixado gratuitamente no seu Smartphone e é autorizado pelo Ministério da Saúde. Inclusive, dá para solicitar a 2ª via do cartão SUS.

Cadastro Cartão do SUS

Para fazer o cadastro no Cartão do SUS, o interessado precisa se dirigir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa e para isso é preciso estar com os seus documentos pessoais em mãos. Ou você também pode ir até a Secretaria Municipal de Saúde.

E entre os documentos para inscrição no Cartão do SUS estão: RG, CPF, certidão de nascimento (ou de casamento) e o número do PIS (Programa de Integração Social). Todos devem ser originais.

Finalizado o cadastro em uma das unidades físicas, como os centros de saúde e os hospitais, o cidadão poderá requisitar a impressão do Cartão do SUS durante esse mesmo atendimento. E dessa forma é possível ter o Cartão Nacional da Saúde.

Pré-Cadastro Online

O cidadão que preferir também pode fazer um pré-cadastro online, isto é enviar os dados pessoais através do site do Portal Cidadão, sendo que isso agiliza o processo todo, evitando filas e a demora no atendimento.

Após preencher os dados, a plataforma vai gerar um protocolo de cadastro do Cartão do SUS, sendo que ele deve ser impresso e posterior a isso validado junto a um operador em uma das unidades credenciadas.

Aqui também é importante usar um e-mail válido e ativo, já que boa parte das confirmações serão feitas por meio deste canal eletrônico. Inclusive, é através dele que você conseguirá recuperar dados ou emitir a 2ª via do cartão do SUS.

Lembre-se ainda que se você optar pelo pré-cadastro online, você terá 60 dias para finalizar o cadastro do Cartão do SUS em uma unidade física. Sendo obrigatório levar os documentos e comprovantes de identificação pessoal.

Imprimir a 2ª via do Cartão do SUS

Você pode emitir a 2ª via do Cartão do SUS no Portal do Cidadão, sendo que é através desse site que toda consulta online pode ser feita e para isso tenho em mãos o seu número do Cartão Nacional de Saúde, além dos documentos pessoais.

Agora, atenção! Em caso de encontrar erro de usuário não cadastrado, considere que pode receber uma mensagem de erro do portal, busque ajuda na Secretaria de Saúde da sua cidade. Lembrando que também é possível solicitar a 2ª via do cartão através do nome.

Da redação